domingo, 27 de janeiro de 2013

Turkish planeia encomendar mais de 100 aviões narrow-body

A companhia aérea Turkish Airlines, que voa diariamente entre Istambul e Lisboa, está a planear fazer uma encomenda no final de Março de mais de  100 narrow-bodies, disse o presidente da companhia Hamdi Topcu.
Hamdi Topcu disse que não podia “dar um número exacto dos narrow-body encomendados, mas muito possivelmente serão mais de cem”, afirmou aos jornalistas numa entrevista no seu escritório em Istambul, cita a Reuters.
A companhia quer focar-se na expansão da sua frota de pequenos aviões, depois de analisar esta semana a encomenda de cinco novos Airbus A330-300, que se vão juntar aos 35 aviões wide-body já encomendados à Airbus e à Boeing, disse ainda o presidente. Dos aviões encomendados no ano passado, a Turkish encomendou 20 Boeing 777-300 e 15 Airbus A330-300, disse ainda Topcu, que acrescentou que quer receber os aviões “o mais cedo possível”.
Fontes da indústria aeronáutica disseram que a Turkish Airlines deverá este ano procurar um grande número de aviões narrow-body, como o Airbus A320, depois de ter encomendado aviões maiores no ano passado, cita a Reuters.
No final deste ano a companhia prevê passar de uma frota actual de 202 aviões para 219, e, segundo o seu presidente, planeia ter sete aviões em lease até à entrega dos aparelhos encomendados.
“Nas previsões para a nossa frota teremos 350 aviões em 2023, e este número poderá chegar ainda aos 380," afirmou Hamdi Topcu.
Este ano, a Turkish prevê lançar 40 novas rotas, das quais um quarto se vão situar em África, e no final do ano estará a voar para todos os países na Europa, acrescentou ainda o presidente da Turkish.
Na semana passada, o ministério francês dos negócios estrangeiros, disse que a Turkish Airlines estava em conversações com fabricantes de aviões com vista a adquirir 150 aviões, os quais podiam incluir aviões A380, segundo noticiava a imprensa internacional.
A ministra francesa do Comércio, Nicole Bricq, visitou oficialmente a Turquia esta semana, e durante a qual se encontrou com o ministro turco da economia, e executivos, entre os quais, o presidente da Turkish Airlines.
Entre Janeiro e Novembro, a Turkish Airlines transportou mais 19,5% de passageiros, para 35,9 milhões.
Em 2012, a Turkish Airlines foi a 20ª maior companhia aérea no aeroporto de Lisboa, com 82,77 mil, tendo um aumento de 20,95 mil passageiros (+33,9%) (clique para ler: Aeroporto de Lisboa em 2012: Transavia, Emirates, TAAG e Turkish contam-se entre as que tiveram mais impacto no crescimento).

Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue