terça-feira, 5 de junho de 2012

Turkish Airlines tem interesse em “oportunidades estratégicas”

Presstur 04-06-2012 (13h08) A Turkish Airlines, uma das companhias europeias que mais tem crescido nos últimos anos, confirmou já que desistiu de concorrer à privatização da polaca LOT, acrescentando, no entanto, que “continua a olhar para outras oportunidades estratégicas”.

A companhia turca, parceira da TAP na Star Alliance e que é a única companhia a operar voos regulares entre Portugal e a Turquia, indicou que no quadro actual, com as regras que vigoram na União Europeia, designadamente as limitações à propriedade por empresas de países terceiros, bem como com a sobreposição de estruturas administrativas, a privatização da LOT não lhe proporcionaria do crescimento de médio e longo prazo “inicialmente perspectivados”.

A Turkish confirma que manteve conversações com a LOT desde Janeiro passado e que em Março foi assinado um acordo de confidencialidade.

A companhia refere também que este passo se enquadrava na abordagem de uma nova estratégia de crescimento, via aquisições, e não apenas por “crescimento orgânico”.
A Turkish transportou 31,5 milhões de passageiros em 2011, mais 11% que no ano anterior, e o crescimento em RPK (passageiros x quilómetros percorridos), unidade de tráfego mais utilizada na aviação, foi ainda mais forte, atingindo 21,7%.

Ainda assim, porque teve um aumento superior da capacidade (em ASK = lugares x quilómetros percorridos), de 24,1%, a companhia turca teve um decréscimo da taxa média de ocupação dos voos de 1,4 pontos, para 72,5%.

De acordo com os dados da AEA, associação das maiores companhias europeias de rede, a Turkish consolidou em 2011 a posição de quarta maior em passageiros transportados, a seguir à Lufthansa, à Air France e à British Airways, e subiu de 6ª para 5ª em RPK, depois da Lufthansa, Air France, British Airways e KLM, tendo suplantado a espanhola Iberia.

Em Portugal, a Turkish realizou 570 voos entre Lisboa e Istambul no ano de 2011, +36% que em 2010, nos quais transportou 61.822 passageiros, em alta de 45,3%.

No primeiro quadrimestre deste ano, a Turkish soma 192 voos e 19.999 passageiros transportados entre Lisboa e Istambul, +31,5% que há um ano em número de ligações e +48,8% em número de passageiros.

Fonte: Presstur.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue