sábado, 2 de junho de 2012

No primeiro quadrimestre Turkish cresce 48,8% no Aeroporto de Lisboa. Turismo português na Turquia baixa 9,5%

Presstur 31-05-2012 (13h13) As chegadas de turistas portugueses à Turquia baixaram 9,5% no primeiro quadrimestre deste ano, em contraste com a evolução do tráfego da Turkish Airlines na rota Lisboa-Istambul, que é a única linha regular entre os dois países, a qual tem um crescimento do número de passageiros em 48,8%.

Dados do Aeroporto de Lisboa a que o PressTUR teve acesso indicam que a Turkish somou 19.999 passageiros embarcados e desembarcados dos seus voos nos primeiros quatro meses.
Tendo em conta que os aeroportos indicam os passageiros nos dois sentidos, esses dados significam que voaram aproximadamente de mil pessoas, muito próximo do número de turistas portugueses que o Ministério turco da Cultura e Turismo indica terem estado no País nos primeiros quatro meses (9.624).

No entanto, enquanto segundo os dados do Aeroporto a Turkish tem um aumento do número passageiros em 48,8%, as chegadas de turistas portugueses baixam 9,5%, o que se deve designadamente à inexistência de charters este ano, que no primeiro quadrimestre de 2011 tinham transportado 3.718 passageiros nas ligações entre Lisboa e Antalya.

Esta situação também transparece quando se verifica que o Aeroporto de Lisboa indica que o crescimento do tráfego total de e para a Turquia é de 16,6% (quase três vezes que o aumento da Turkish), o que só se pode explicar pela inexistência este ano de ligações que operaram no ano passado.

Aliás, de acordo com o Aeroporto de Lisboa no mês de Abril houve uma queda do tráfego total de e para a Turquia em 8,2%, para 7.464 passageiros, embora em voos da Turkish Airlines tivesse havido um aumento de 39,7%, para 7.456.

Nos dados do Ministério turco da Cultura e do Turismo, as chegadas de turistas portugueses baixaram 18,9% em Abril, para 4.409.

Fonte: presstur.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue